O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




sábado, 10 de novembro de 2012

3ª Etapa Campeonato Alagoano de Triathlon Sprint 2012

Inicio da segunda volta de natação
   Mais uma vez voltamos a Maceió, desta vez para a última prova do ano de 2012, conforme planejado. Estive durante várias semanas, treinando focado nessa prova, só que nos últimos 3 dias tive uma rotina totalmente fora do que seria o ideal. Alguns contratempos no trabalho me consumiram bastante durante esses dias, mudando minha rotina no que se refere a treinos, sono e alimentação. Nem sempre tudo sai conforme palnejado, ainda assim estou  grato a Deus por poder estar participando de mais uma prova, em um ano que foi altamente produtivo e de bastante aprendizado dentro do esporte.

  A chegada em Maceió, foi no início da madrugada, e no dia seguinte acordamos as 6:00h da manhã para após o café da manhã seguir para o local da largada. Estava muito cansado, e aquela noite de sono foi muito importante para mim. Acordei me sentindo bem melhor, descansado apesar de um grande desconforto intestinal, o qual me  fez atrasar a saída para o local da largada.

Final da natação.
  Ao chegar na área de transição, os staffs já avisavam que em minutos iniciaria a prova. O que normalmete faço de forma descontraída e com bastante calma, precisou ser feito de forma muito rápida e tensa, já que esquecer algum detalhe naquele momento poderia interferir diretamente no resultado da prova. Para os que nunca acompanharam uma prova de Triatlhon, o atleta precisa aprontar tudo na área de transição antes do início da prova, já que durante não pode receber ajuda externa, nem mesmo da própria equipe. Assim, bicicleta, sapatilha, tenis, óculos e tudo mais que o atleta for usar durante a prova, tem que ser colocado ali, antes da largada e arrumado de forma que contribua para que as transições sejam feitas no menor tempo possível.

Bike: Pedal forte, mas erro na estratégia.
  Enfim, depois de tudo pronto e um rápido aquecimento, eu já estava alinhado para largar. Naquele momento, foi dificil se concentrar por conta da pressão e receio que algo não estivesse pronto, ou mesmo que algo atrapalhasse o andamento da prova. Ao tocar a corneta, corrida para água... Confesso que demorei um pouco a me sentir "dentro" da prova, e isso numa prova de curta distancia pode ser decisivo. Saí da água para completar a primeria volta e só depois de voltar a nadar, é que pude me sentir competitivo e com força para brigar por posições. Já ao final da segunda volta, saindo para a transição, pude começaar a recuperar parte do tempo perdido na água, recuperando algumas posições perdidas. O percurso do pedal, que nas provas anteriores não foi feito num ritmo satisfatório, foi feito de forma bem mais rápido. A partir da segunda metade do trecho da bike, formamos um pelote junto ao Jonatha José, Alvaro Coutinho e o Carlos Kleber. Com um trabalho bem feito, esse pelotão conseguiu se aproximar um pouco dos lideres da prova e o ponto negativo se deu pela conduta de um dos atletas nos retornos. Para andar em pelotão é importante se sentir resposável não somente pela sua segurança, mas pela segurança de todos que ali estão. A segurança nunca pode ser colocada a frente da performace, fica a dica!

Na corrida, apenas administrando a posição.
 Cometi um grave erro na última volta de bike, preferi diminuir um pouco o ritmo pensando na etapa da corrida. Isso fez com que corresse "sobrando", mas ao contrário da ultima etapa onde consegui me aproximar e ultrapassar o líder durante a corrida, a distância que nos separava sequer me permitiu tentar um ataque. Assim, me limitei a defender a segunda posição na categoria, já que estava sofrendo ataques constantes do Carlos kleber. Enfim, terminei aquela prova com a sensação de que, pelo treinamento que foi feito poderia ter tido um melhor resultado. Mas fica a lição para as próximas com relação ao cuidado nos dias que antecedem a prova... 

Adriano Nascimento. - 2º Lugar F.E. 30-39 anos - __º Lugar na Geral - Tempo = 1:09:14h - Obrigado meu Deus!

Um comentário:

  1. Amigo,como sempre,um relato emocionante,digno de um atleta nato,que sempre supera as adversidades. Orgulho geral!

    ResponderExcluir