O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




sábado, 22 de setembro de 2012

2ª Etapa Campeonato Alagoano de Triathlon 2012


Saída da natação, voltando ao ritmo.
   É sempre com muita alegria que venho as provas de Maceió. Competir aqui sempre me traz boas lembranças e não é todo dia que se tem oportunidade de nadar, pedalar e correr em uma das orlas mais bonitas do Brasil, como é a da praia de Pajuçara. Além disso, sempre vemos o esforço e profissionalismo aplicado a organização da prova, por parte do pessoal da FALTRI. Foco no bem estar e segurança dos atletas.

   Chegamos a Maceió já na madrugada do sábado, viagem um pouco cansativa, a não ser pelas boas conversas e brincadeiras no carro. Ao chegar ao hotel, tratamos de deixar tudo pronto para o dia seguinte, inclusive o despertador ligado para as 6 da manhã.

   No dia seguinte, pós café da manha, seguimos para o local da largada. Após toda "cerimônia" na transição, todos os detalhes prontos, um breve aquecimento na água, e já estávamos prontos para largar.

Pedal, precisa ser melhorado.
   Diferente da prova anterior, em Olinda, decidi arriscar um pouco mais e tentar fazer uma natação mais forte. O percurso da natação, composto por duas voltas foi feito em pouco mais de 10 minutos, consegui sair num ritmo forte da água, e depois de uma transição rápida, iniciei o pedal. Apesar de ter tentado melhorar a freqüência nos treinos com a bike, já no inicio do pedal, deu para perceber que, assim como em Olinda, dias atrás, o trecho da bike seria meu maior desafio naquela prova. O percurso da bike em Maceió, é sempre bem rápido, levando em conta que é formado por 8 voltas de 2,5km cada. Na ida, um vento moderado de frente, na volta vento nas costas e velocidades que superam os 45km/h. Fiz grande parte do pedal sozinho, até que o Jonata Santana, que teve um pneu furado, me alcançou. Vi naquele pelotão , a chance de uma boa classificação na prova. Então mesmo sabendo das dificuldades que estou tendo em ser rápido na bike, resolvi forçar um pouco mais que o previsto para acompanhar aquele pelotão e tentar chegar mais perto de pelo menos três atletas que estavam a minha frente.



Corrida, ritmo forte em busca de posições.
     E realmente, aquele pelotão mudou completamente meu desempenho na prova, não somente consegui concluir o trecho do pedal de forma bem rápida, como me mantive preservado para a etapa da corrida. Entrei na transição junto ao Henrique Salazar e saí para correr, cerca de 300 metros de um pequeno grupo formado por Igor Borges e mais outro atleta,. Já na etapa da corrida, saí com um ritmo consistente, tentando aos pouco diminuir cada vez mais a diferença dos atletas que estavam a minha frente. A etapa da corrida num triatlhon Sprint não permite erros, já que o ritmo é sempre muito próximo ao limite de cada atleta, e por se tratar de uma distância curta, tudo se passa muito rápido. Um estratégia errada, um ataque no momento errado, pode custar uma ou até mais posições no resultado final. Assim, dentro do pouco oxigênio que sobrava para meu cérebro naquele momento(rsrsrs), decidi tentar manter um ritmo constante e tentar na ultima volta, alcançar aqueles três. Para isso precisei apertar bastante o ritmo, e a grande ajuda que tive durante a fase de treinamento do querido amigo Major Janildo Rocha, foi fundamental para por em pratica aquela estratégia. Obrigado e parabéns Major, você é um grande exemplo para mim!

Allan, Milena, Kilmara e eu. Time de grandes amigos!
 
Materia de TV Loca de Maceió, sobre a prova.

Adriano Nascimento. - 1º Lugar F.E. 30-39 anos - 6º Lugar na Geral - Tempo = 1:09:14h - Obrigado meu Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário