O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




domingo, 16 de setembro de 2012

2ª Etapa Campeonato Pernambucano de Triathlon Sprint 2012


Kilmara, Allan, Helder e eu, pouco antes da largada
   Chegamos a Olinda depois de uma semana bem complicada. Pequenos problemas de saúde, viagem de última hora, entre outros contra-tempos mas aqui estamos... "Estamos", porque viajamos em grupo, em equipe, e essa é uma das melhores parte desa história. Além de mim, Allan Emanuel e Kilmara Ribeiro, prontos para largar em olinda,  ainda contávamos com apoio de Milena Santos, eleita como chefe dessa equipe (rsrss).

  O clima de descontração, e boas risadas dominou durante toda a viagem. O que tornou tudo bem menos cansativo que normalmente seria. Chegando a Olinda, a ordem era arrumar tudo na transição, aquecer e se preparar para largar. Acertar os detalhes com os conterrâneos estrantes, a amiga Kilmara, e o querido Helder Licarião.  E seguir para a linha de largada.

  Segundos antes da largada, já todos atletas alinhados, lembranos do querido Werner Ruldof, fazendo todos uma corrente de boas energias apra ele. O Werner, bastante querido no meio, é um atleta paraibano que se recupera de um atropelamento enquanto treinava com sua bike. Estamos todos na torcida, amigo e com a ajuda de nosso Deus, você sairá dessa rapidamente.

Natação, 4 saidas dá agua durante o percurso.
  Enfim, após o toque da corneta, todos correm para água... Começa a brincadeira!

  Optei por fazer uma natação mais cautelosa, já que tive alguns problemas de adaptação a essa nova fase de preparação. A idéia ao largar, era sair "inteiro" da água para encarar o ciclismo, que seria a etapa mais difícil devido aos poucos treinos dessa modalidade durante a preparação, e fazer força na corrida, muita força. a natação em Olinda´e composta por duas voltas, de forma que saímos da água duas vezes a cada volta. Um percurso que ajuda bastante os que ainda não sente segurança na natação em águas abertas, porém que torna a prova bem mais dificil para quem está brigando por posições. O fato é,  a cada saída da água, a dificuldade em se manter ráipido aumenta bastante, mas pensando nisso tentei trabalhar esse tipo de transição durante os treinos. Apesar de todo cuidado na natação, consegui nadar razoavelmente bem, de forma que o pelotão do líder não abriu tanta distância. Na saída para a T1, uma longa corrida na areia onde ainda deu para ultrapassar dois atletas. Chegando a T1, consegui ser rapido de modo que saí sozinho para pedalar.
Saída para a T1.

O vento era muito forte em Olinda, o que tornou a etapa do ciclismo ainda mais dificil para mim. Realmente percebi o quanto me fizeram falta a cosntancias nos treinos na bike, perdi varias posições, ao mesmo tempo que não consegui me manter no vácuo dos atletas que passavam. Quando o corpo não responde, o melhor é usar a cabeça, assim preferi, mesmo perdendo algumas posições, me manter mais lento na bike e tentar guardar as pernas para a corrida.

Na bike, muito vento e pouco treino.
Chegando a T2, sai rapidamente para correr. A idéia era tentar buscar dois atletas que estavam cerca de 500 metros a frente. Mantive um ritmo bom s constante até o final da corrida, conseguindo ganhar ao menos uma posição. O ponto negativo da etapa de corrida, foi que o percurso era bastante menor que 5km, na verdade meu GPs marcou apenas 3,6km. Me senti prejudicado, já que nessa etapa conseguia manter um ritmo forte, diferentemente das outras. Acho que uma volta a mais seria suficiente para ganhar mais uma posição, mas coisas que acontecem.

Corrida, percurso de apenas 3,6km.

 Final de prova, ficou a idéia que o rendimento porde ser um pouco melhor e que para isso, não existe formulas milagrosas... Treinar e treinar, é o que precisa ser feito! Ainda assim, muitos motivos para se alegrar. A estréia dos amigos na modalidade, o privilégio de poder estar competindo e em um ambiente saudável e rodeado de amigos... Não tem preço, obrigado meu Deus!

  Um agradecimento especial a Milena Santos, que nos acompanhou nessa viagem, apoiando a todos e tornando ainda mais agradável. Além disso, mais uma vez registro os parabéns a Kilmara Ribeiro e Helder Licarião, pela estréia no Triathlon. Sejam bem vindos a esse mundo de desconbertas...Sempre em Frente.




Adriano Nascimento. - 5º Lugar F.E. 30-34 anos - 11º Lugar na Geral - Tempo = 1:08:11h - Obrigado meu Deus!


2 comentários:

  1. Parabéns por mais uma postagem!!! Seus escritos são sempre fonte de inspiração. Quero aqui agradecer muito a oportunidade de ter feito essa estréia no Triathlon ao lado de pessoas tão queridas, e dizer que sem a sua ajuda e motivação, eu não teria tido a vivência de uma parte da minha vida que, agora, está se concretizando: o esporte!!
    Grande atleta, ser humano incrível, aqui da minha parte desejo sempre que vá ao encontro do seu melhor. Obrigada por tudo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Kilmar! Pessoas especias tem valores especias... Se orgulhe disso!!

      Excluir