O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




sábado, 28 de abril de 2012

T - 30 dias IRONMAN Brasil 2012

  A quase quatro ano iniciei os treinos e participações em provas de Triathlon. No início algo muito superficial e empírico. Aos poucos fui me identificando com o esporte, participando de provas, aprendendo com os mais experientes(espero continuar nesse aprendizado por muito tempo), enfim, vivendo esse novo esporte que me trouxe um estilo de vida diferente, bem mais sadio. Nesse tempo, participei de diversas provas que variaram não apenas no seus formatos das distancias, mas também no que se refere à sua importância no cenário do esporte. Todas tiveram  meu empenho e esforço, independente dessas questões. Sempre tentei dar o melhor de mim, e posso dizer o mesmo na maioria dos treinos que venho fazendo. Manter-se motivado ou ser disciplinado para tal não é fácil, porém ter objetivos bem definidos e novas desafios pela frente ajuda bastante,  não somente no cenário do esporte, mas também num sentido mais amplo da vida.

  A questão é: Os desafios movem o ser humano, e encará-los está na sua natureza, na sua essência. Isso já foi e em alguns casos ainda é questão de sobrevivência, de continuidade e evolução da espécie. Quem não procura se desafiar, acaba se acomodando. Tanto o passado, como o presente do ser humano,  nos mostram que os desafios precisam fazer parte da nossa rotina, assim como a atitude de enfrentá-los e principalmente nosso esforço em vencê-los.

  Voltando ao nosso tema, o Triathlon, mas ainda dentro desse contexto, estou me preparando para enfrentar o meu maior desafio, até então. Estamos a 30 dias do IRONMAN Brasil 2012, prova que tem o respeito de todos pelas distancias que a formam. Se para um grande nadador, nadar quase 4km (3,8km) já é considerado um volume razoável... Se para um  ciclista de alto nível, pedalar 180km é uma treino bastante desgastante...  Se para um corredor de alto nível, correr um maratona (42,195km) é algo que só se faz pouquíssimas vezes ao ano. Agora imagine ter que fazer isso de forma ininterrupta e subsequente, isso é um IRONMAN, realmente desafiador...

  Dizem que o mais difícil do Ironman, não é cruzar a linha de chegada e sim alinhar para a largada, ou seja, a parte mais difícil é o treinamento! Espero muito que isso seja verdade, e que a prova seja mais prazerosa que os meses de preparação que a antecedem. O volume de treinamento é muito alto, são vários desafios em cada uma das mais de 20 semanas de treino. Encarar tudo isso de forma positiva é muito importante, para a "sobrevivência" e sucesso no treinamento. Conciliar o tempo, fatores que envolvem o treino, e até mesmo imprevisto como um lesão muscular, por exemplo, fazem parte do desafio tanto quanto um treino constante na planilha. Assim, o termo IRONMAN ( homem de ferro), antes considerado exagerado e até mesmo um pouco arrogante por mim, começa a fazer um pouco de sentido. Não somente por toda resistência adquirida com o treinamento, mas por toda complexidade que envolve a vida de um cidadão comum, que se propõe a viver uma  rotina de atleta. Não se trata somente de uma prova, e sim de todo um período de dedicação, renuncia e algumas dores também. Os limites do corpo e da mente são testados a cada longo.

   Tenho visto e ouvido relatos realmente impressionantes, tenho vividos experiencias em que me surpreendo com as resposta do meu corpo e principalmente da minha mente. Tenho aprendido, que atletas não são super-heróis como a mídia ou pequenas minorias querem nos fazer acreditar, e sim pessoas normais que determinaram seus destinos no que se refere ao esporte, e que lutam por essa causa independente das circunstancias. Talvez ai esteja um pouco da verdadeira filosofia do IRONMAN, espero poder descobrir e aprender mais a respeito nesses trinta dias que restam até a prova.

  Quanto aos treinos, estamos em uma fase ainda de aumento do volume, ondo o corpo tem reclamado bastante. A pouco mais de dez dias, tive um edema no músculo sóleo, que fica na região da panturrilha. Tenho tratado isso com fisioterapia, bastante gelo. Temos tentado fazer com que isso não mude tanto a rotina do treinamento. A ideia é minimizar os esfeitos da lesão, já que o tratamento ideal exige um repouso impossível nessa fase. Os longos (bike e corrida) tem sido a parte mais difícil, mas aos poucos estou me adaptando, em alguns deles tenho sentido até uma grande satisfação em fazê-los, outros um grande sofrimento. Há dias, que manter a motivação é a tarefa mais dificil, mas aos poucos estou cumprindo o treino e espero, com a ajuda de Deus, poder completar aquela prova dentro de minhas metas...

 Vamos em frente.

  Adriano Nascimento.

2 comentários: