O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




sábado, 14 de abril de 2012

Ranking Nacional de Triathlon de Longa Distância 2012

Rankig Brasileiro de Longa Distância 2012 cat. 30-34anos
   A CBTri divulgou a poucos dias o Ranking Nacional de Longa Distância, em suas diversas categorias. Esse ranking é formado pelo resultado da etapa única do Campeonato Nacional, somado a 1/3 dos pontos obtidos nos anos anteriores. O critério de pontuação esse ano na etapa de Fortaleza foi mudado. Agora, apenas pontuam de acordo com a ordem de classificação da prova, os atletas que completam a prova com tempo até 6%  maior do tempo do vencedor da categoria.Todos os outros que completaram a prova com 100 pontos marcados. No caso de minha categoria (sem dúvida a mais disputada), apenas os 4 primeiros pontuaram de acordo com a classificação na prova, ficando todos os outros atletas que concluíram a prova com 100 pontos, independente de sua classificação, que somente serviu como critério de desempate. Ou seja, a maioria dos atletas marcam o mesmo numero de pontos, o que ao meu ver, é bastante injusto e desfavorece bastante os atletas que obtiveram uma boa classificação na prova, mas que não alcançaram o tempo para pontuar. Acho que realmente a CBTri precisa rever essa questão e tornar esse ranking mais justo para os que tanto se esforçam para melhorar sua classificação na prova.

   O fato é que, formado o Ranking Nacional, saem as convocações para o Campeonato Mundial de Longa Distância, que esse ano será na Espanha, prova chamada de "2012 Vitoria-Gasteiz ITU Long Distance Triathlon World Championships" e que tem as distâncias de 4km de natação + 120km de ciclismo + 30km de corrida. O históricos de provas dos mundiais é de provas sempre bem duras, não somente pelas distâncias, mas por terem percursos bem difíceis e normalmente em clima frio. Ano passado, pude comprovar isso em Las Vegas, na minha primeira participação em um Campeonato Mundial, fato que me deixou bastante grato a Deus e as experiencias que o esporte tem me proporcionado. Além de novos lugares, tenho conhecido pessoas que me servem de inspiração não somente na hora de treinar ou competir, tenho tido experiencias que com toda certeza vou levar para toda vida. Histórias de amizades, superação e comprometimento com o que aquilo que cada um se propõe a fazer. Acho que além de mim, muitos no mundo precisam viver experiencias como essa!
Carta de Convocação: Falta de apoio evidente.

  E ainda a respeito do ranking, é com grande alegria que anuncio aqui a minha convocação para integrar o time brasileiro! Pelo segundo ano consecutivo posso ter a honra de representar o Brasil disputando com atletas de todo o mundo. Acreditem isso é motivo de muito orgulho, apesar da falta de apoio e incentivo do poder público no que se refere à formação e treinamento de atletas.

   Essa semana, a equipe de natação com qual treino, formanda por garotos entre 16 e 20 anos que treinam duro 5 dias por semana, fez um pedágio em um farol de trânsito visando arrecadar fundos para garantir a participação em um campeonato regional. Isso exemplifica bem, o quanto é difícil ser atleta no Brasil, e o quanto o esporte tem perdido para as bebidas, drogas e a própria marginalidade. Fica aqui a crítica e o alerta, a todos nós temos uma porção de responsabilidade no processo de escolhas das pessoas que decidem o futuro de nosso país, os políticos.

  Vamos em frente...

   Adriano Nascimento

2 comentários:

  1. Adriano,
    Parabéns pelo blog e pela convocação para integrar o time brasileiro. Vou acompanhar seu passos a partir de agora. Já estou te seguindo.
    Força aí!!

    Helena
    Correndo de bem com a vida
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @correndodebem

    ResponderExcluir