O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




quarta-feira, 4 de abril de 2012

Campeonato Brasileiro de Triathlon Standart 2012 1ª Etapa - João Pessoa

Descontração antes da largada.
Largada.
  Cheguei a João Pessoa, na sexta a noite, já perto das 8 da noite. Tive uma semana bastante corrida no trabalho, o que me impediu de viajar mais cedo e participar do congresso técnico. Ainda na sexta a noite,já em João Pessoa, aproveite então, para conhecer , na companhia de Allan Emanuel e Kilmara Ribeiro, o local da largada/transições e tentar entender um pouco do percurso da natação, já que as bóias já estavam no mar. Fiquei empolgado com a enorme estrutura montada para o evento, que já passava a impressão de uma prova bem organizada e pensada nos mínimos detalhes. Não era por menos, já que paralelamente ao Campeonato Brasileiro de Triathlon Standart, seria realizado o ITU Panamerican Cup, prova que faz parte do circuito que reúne os melhores triatletas do mundo, e é restrita a atletas de elite (profissionais).

   No sábado pela manhã, acordei as 5hrs da manhã, e juntamente com o Lúcio Fialho, que iria fazer sua estréia no Triatlhon, fomos para o local da largada. Já estava formada uma grande fila para entrada na área de transição, e mais uma vez ficou evidente a organização e o porte do evento. O Marcio Cordula e toda equipa de FETRIP estão realmente de parabens!

Hora de arrumar tudo e aproveitar o clima e a companhia de atletas/amigos, cuja grande parte, só tenho a oportunidade de encontrar nas competições. Estava descontraído, me sentia preparado para aquela prova, apesar de nos últimos dias minha rotina ter sido bastante alterada por conta do meu trabalho, modificando diretamente aspectos como o treinamento, descanso e alimentação.

Corrida do final da primeira volta.
Saída da T1 para iniciar o ciclismo.
 Com um pequeno atraso alinhamos para a largada e logo já estávamos correndo para água. Tentei fugir um pouco do pelotão na corrida para a água, já que existia uma vala logo na entrada do mar e isso com certeza iria "embolar" alguns atletas. A estratégia pareceu funcionar e logo já estava nadando na direção certa e sem levar "pancadas" do pelote. Pouco antes da primeira bóia, estabeleci meu ritmo, na verdade larguei mais forte que habitual. Consegui nadar de forma consistente, terminando a primeira volta num pelotão onde estava Valderes Almeida e Felipe Maia, entre outros atletas. Saí da água correndo rápido para contornar a bóia que estava em terra, e já no inicio da segunda volta, começaram meus problemas. Senti um mal-estar seguido de dormência nas pernas que logo passou. Após me sentir melhor, ajustei o ritmo e logo já voltei a nadar no meu máximo de novo, visando acompanhar o grupo. Nos últimos metros de natação, fiquei um pouco para trás em relação ao grupo, assim, tentei compensar isso na corrida até a transição. Naquele momento eu sabia o quanto seria importante acompanhar aquele pelotão no percurso de ciclismo, já que o vácuo era liberado. Transição rápida, e logo já estava pedalando, só que novamente, não me senti bem e não consegui acompanhar o pelotão. Me senti fraco e sem forças. Resolvi diminuir um pouco o ritmo na tentativa de "recuperar" um pouco e estabelecer o ritmo de prova na bike. Só que aquela sensação ruim, durou todo percurso de ciclismo e assim foi o meu pedal naquela prova, lutando contra o próprio corpo.
No ciclismo, pouco antes do desmonte.
 Me senti fraco, com sensações de mal-estar e fraqueza, as pernas simplesmente não respondiam. Ao contrário do histórico de outras provas, onde no ciclismo sempre ganho posições, durante os 40km daquela prova perdi muitas posições! O mais impressionante foi o fato de eu simplesmente não conseguir acompanhar os pelotões que passavam. Andar no vácuo seria muito fácil em condições normais, mas naquele momento foi impossível. Precisei fazer muita força para andar num ritmo mediano, além disso lidar com sentimentos como o de frustração e decepção foram inevitáveis. Naquele momento, precisei mais que de forças físicas para me manter na prova, e a torcida de alguns amigos que assistiam a prova, foi de extrema importância. Minhas condições físicas, aumentavam ainda mais as dificuldades do trecho do ciclismo, que tinha muito vento além de passar por cinco vezes na ladeira do farol de cabo branco, que para quem não conhece é bastante inclinada. Enfim, o alívio foi enorme quando cheguei á T2 para deixar a bike e começar a corrida.

Na corrida, ritmo abaixo do esperado.
 
Após uma transição rápida, iniciei uma corrida em excelente ritmo, terminei os 2,5km da primeira volta em pouco mais de 10 minutos. Vi alí uma chance de recuperar parte do tempo perdido no ciclismo, mas na metade da segunda volta, novamente voltei a me sentir mal, fraco. Assim o ritmo da corrida foi caindo a cada volta. Meu corpo não respondia e as dores eram muito grandes  naquele momento. Tudo que consegui fazer, foi recuperar três posições perdidas no ciclismo, além de cruzar a linha de chegada com um misto de frustração e alegria, pelo simples ato de ter conseguido superar tudo aquilo e concluir aquela prova. O fato de poder contar com pessoas tão especias torcendo por mim, também me deixou muito alegre e grato. Agradeço aqui à presença e torcida de todos, mas em especial a  Jonatas Santos e Patricio Neto. Obrigado pessoal!

  Enfim, um prova que tinha tudo para ser prazerosa e com um resultado bastante significativo, se tornou um desafio bem maior que o esperado. Reflexo do cansaço pelos treinos para o Ironman? Da maratona de provas seguidas(3 provas dentro do mesmo mês)? De uma semana muito corrida no trabalho? Ou da pizza do dia anterior(que inclusive fez mal a outras pessoas)? Um caso a se pensar, e que fique o aprendizado... Obrigado Meu Deus!!

Adriano Nascimento - 8º Lugar F.E. 30-34 anos tempo:2:39:06h


Final de prova, corpo pesado e muitas dores.

4 comentários:

  1. Parabéns Adriano!

    Pelo empenho, pela garra e vontade de chegar até o fim, mesmo com tantos obstáculos!!
    Uma prova linda, de muito valor pelo grau de dificuldade impostos pelo percurso e condições do clima.Cada prova se torna uma escola inteira, e é dela que retiramos nossa experiência!!

    Força sempre, mental e física!!! Até a próxima!(cuidando da alimentação, desta vez,ahah)


    Kilmara

    ResponderExcluir
  2. Tem dia que é noite negão. Creio que passei por tudo isso aí no longa do CE. Sofrimento,frustração. Agora é focar o Iron pois faltam menos que sete semanas. Saúde e bons treinos.

    ResponderExcluir
  3. Eu te disse lá, o corpo te dá sinais e temos que respeitar...

    Teus treinos estão pesados e essa prova foi muito puxada. Tenho certeza que irá arrasar, como arrasou lá, dentro do possível, lógico!

    O melhor foi conseguir vencer a mente, isso sim é vencer!

    Karla

    ResponderExcluir
  4. Gente, pra mim ele já foi um heroi, no meu caso eu já teria parado no primeiro trimilique rssr...
    Nas prossimas provas estarei reforçando o aviso pra não comer mais Pizza e apenas fruta.
    Adriano não precisa agradecer por nada, sei que muitos dos seu amigos fariam o mesmo se tivessem a chance de estar aki em JP.
    Força amigo e gostaria de saber quando será a próxima competição.
    Abraço
    Há outra coisa, mandei por meu pai um CD com as fotos e os video dessa prova.

    ResponderExcluir