O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




sexta-feira, 23 de março de 2012

Campeonato Brasileiro de Triathlon Longa Distância 2012

No treino de reconhecimento na sexta.

 Cheguei a Fortaleza na quinta feira a tarde, após uma longa viagem. Estava decontraído, apesar de já estar treinando para essa prova a quase quatro meses. Acho que o fato de ter um desafio bem maior pela frente (IRONMAN Brasil , daqui a 10 semanas), facilita a maneira de encarar essa prova. Os treinos foram fortes até aqui, mas com volume controlado, já que em conversa com o Hilton Coutinho meu "coach", resolvemos tentar arriscar um pouco mais, ser mais agressivo. Assim, fizemos um treinamento visando o aumento da velocidade e somente após essa prova, iremos mudar o foco para o IRONMAN, onde aí teremos um aumento significativo de volume, sempre tentando manter a velocidade.

 Esse ano, a FETRIECE resolveu mudar o percurso da prova por questões logísticas, o que gerou uma grande polêmica no que se refere ao percurso da natação.Com o tradicional forte vento das praias cearenses, criou-se uma dúvida com relação a segurança dentro do mar.

Aquecimento antes da largada: Mar não estava para Triatlhon
 Na sexta pela manhã, fui reconhecer o percurso, juntamente com alguns dos atletas/amigos. Além do novo percurso, a novidade para essa prova era a companhia do Allan Emmanuel, atleta de nossa cidade que iria estrear em provas do Longa distancia.

 Após o treino de reconhecimento, ficou claro que o novo percurso iria dificultar bastante a vida dos atletas. O mar no local da largada realmente é bem difícil de nadar, já o trecho de bike, além de um pouco mais travado que  o do ano anterior, sofre muito mais com a incidência dos ventos, por estar bem próximo ao litoral. Enfim, aquele treino reforçou ainda mais a idéia de ser essa prova, uma das mais difíceis do Triathlon brasileiro não somente pelas distâncias (3km natação+ 80km bike + 20km corrida), mas também pelas condições climáticas serem sempre bastante desafiadoras. Aproveito para parabenizar os 222 atletas inscritos nessa prova, pois já os considero vencedores independente de sua classificação, pela coragem e iniciativa de encarar tal desafio.
Eu e Allan, momento de oração, segundos antes da largada.

  Na sexta a tarde, congresso técnico, e a tradicional "rezenha" pré-prova, dessa vez  reunido com a elite do Triathlon nacional de longa distância. Depois de tudo explicado pela organização, jantar de massas e uma ótima oportunidade de conviver com atletas que tanto admiramos, por sua competência e dedicação.

  Enfim, é chegada o dia da largada. Acordei as 5 da manhã, já um pouco atrasado. Tentei deixar de lado toda polêmica que envolveu percurso e questões de organização e me concentrar na prova. Aprontei tudo na transição e na tentativa de  descontrair um pouco, uma boa música sempre cai bem.
Corrida iniciando a segunda volta de natação: Mal-estar

Em pouco minutos, atletas alinhados, e "soa a corneta"... Todos correndo para o mar! Na entrada no mar, tentei uma estratégia um pouco diferente da maioria dos atletas. Buscando encontrar uma maneira mais fácil de "quebrar" aquela arrebentação. Larguei um pouco mais a esquerda do pelotão, o que parece ter funcionado. Consegui nadar bem "alongado" na primeira volta, apesar das enormes ondulações do mar, na saída para completar a primeira volta, grande dificuldade para cruzar a arrebentação. Engraçado que pareceu mais fácil entrar que sair daquele mar! Para minha surpresa, fui rápido mesmo naquelas condições. Percebi isso ao avistar já em terra o atleta Victor Lima, de Recife, excelente nadador e referencia para muitos no Triatlhon.  Na corrida para iniciar a segunda volta, cerca de 300metros, senti-me  um pouco enjoado e quase cheguei a vomitar, e isso não seria nada bom, poderia comprometer todo o restante da prova... Por cautela, resolvi iniciar a segunda volta num ritmo mais lento, mas logo após a primeira boia retomei o ritmo anterior. A saída da segunda volta foi um pouco mais rápida, com direito a um "jacaré" nas ondas.  Do mar até a transição, corride de cerca de 400metros, com direito a um morro de areia bem fofa e tudo mais.

Primeira Transição: "Quase" perfeita (Rsrsrs), na verdade um pouco desastrosa!
  Ao chegar na área de transição, fiquei bastante animado, pois era grande quantidade de bikes que alí ainda estavam, reencontrei o amigo Victor Lima, que me incentivou a seguir naquele ritmo. Me apressei bastante, pois agora iria começar a parte mais tensa da prova, o pedal! Isso mesmo, saí para pedalar bastante tenso pelo fato de não ter treinado o suficiente essa modalidade. A vida de atleta amador é bastante complicada. Além de abrir mão de muitas coisas, conciliar treinos, descanso com trabalho e outras obrigações é um grande desafio. Muitas vezes o treinamento de uma das modalidades sai prejudicado. Ainda assim, tentei ser rápido dentro da área de transição, e realmente aquela transição teria sido perfeita se não fosse pelo tombo que dei na minha bike, que felizmente não me fez perder muito tempo.

Corrida, calor muito intenso.
 Logo no inicio do pedal, já encaramos uma reta com vento muito forte de frente, na verdade nunca pedalei com vento tão forte até então. Estabeleci um ritmo razoável porém constate, tentando não arriscar tanto, por saber que teria pela frente uma corrida com um calor que naquele momento já incomodava. Logo no inicio do pedal, ganhei algumas posições, na segunda volta consegui apertar um pouco o ritmo, e no final da terceira e última volta, hora de aliviar um pouco e "preparar" as pernas para a corrida que virá. Fiz um pedal razoável, concluindo os 80km em 2:26:02h (2:27:34 na saída da T2). Entrei para fazer a T2 e dessa vez sim, uma transição perfeita, sem tombos (Rsrsrs)...

Linha de chegada, tempo de 4:48:01h.
Na saída para a corrida, calor intenso e um pouco de dificuldade de estabilizar a Freqüência Cardíaca, mas que logo após as duas pequenas, mas ingrimes subidas, tudo ficou mais mais fácil (ou menos difícil) . O sol e o calor estavam intensos, a estrada em que corríamos ficava entra as dunas, o que aumentava ainda mais a sensação de "abafado". Ainda assim, fiz uma corrida tranquila, com ritmo consistente. Com certeza fiz a minha melhor corrida em provas de longa distância. Me mantive na frente de muitos atletas que são reconhecidos por serem grandes corredores e isso me deixou muito feliz e motivado para manter o ritmo durante a prova. Ao final da última volta, ainda tentei um ataque buscando o Flavio José, que se encontrava a uns 150 metros a minha frente, na tentativa de recuperar a posição perdida. Infelizmente forcei muito para chegar nele, de forma que não sobrou forças para o sprint final. Terminamos a prova praticamente juntos, separados por apenas 13 segundos, mais 14 segundos a frente outro atleta da nossa categoria, o que mostra quão competitiva e disputada estava a prova. Enfim , me senti muito feliz ao concluir uma prova desse nível com uma postura tão intensa e competitiva. Além de tudo foi motivo de grande alegria poder ver o Allan Emanuel, parceiro de treinos, terminar uma prova tão dura mostrando garra e determinação na sua estreia em provas de Longa Distância!
Força no final na tentativa de recuperar uma posição.
    A mancha negra com relação a essa prova, ficou com relação a organização. O percurso de corrida,   foi feito de forma diferente do planejado pela maioria dos atletas. A falta de orientação, sinalização e Staff´s, fez com que a maioria dos atletas, inclusive os de elite, fizessem um trecho menor que o demarcado. Isso fez com que alguns atletas tivessem seu tempo corrigido prejudicando a sua classificação de alguns atletas, inclusive a minha, que acabei perdendo uma posição na classificação oficial. Total desrespeito com a maioria, coisas de CBTri, coisas de Brasil... Mas nada que tire o brilho da sensação de dever cumprido... Graças a Deus! Aproveito para agradecer a todos que me incentivaram e apoiaram em mais esse desafio, às empresas que me apoiam, Auto Serv, VDCAr, Laboremus, Casa Esporte, Gran-Moto e Andrade Marinho Empreendimentos.

Após a prova, comemorando com Allan e Manente.
Adriano Nascimento - 11º Lugar F.E. 30-34 anos - Tempo: 4:48:01h.
Após a prova, com Alexandre Bezerra, Felipe Manoquio e  Felipe Maia.


6 comentários:

  1. Grande Adriano! Muito modesta essa sua descrição da prova. Você detonou na prova, fez uma prova muito forte e constante em todas as modalidades. PARABÉNS pela conquista e vamos para a próxima neste final de semana, 31Mar12 - 2012 João Pessoa ITU Triathlon Panamerican Cup - João Pessoa PB!!!
    Abraço amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre, vamos com tudo para o ITU e depois, que venha o IRONMAN!

      Excluir
  2. Grande, Iron! Você fez uma excelente prova. Tenho muito orgulho de ter um atleta de alto nível como meu parceiro de treinos. Saiba que esta prova foi perfeita. Você soube distribuir bem as modalidades, nadou como um monstro das piscinas, o pedal foi constante. A corrida? Meu amigo, sem comentários...DESTRUIU!!! PARABÉNS, BROTHER...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como em falou Allan, vc mostro excelência nessa prova. Fruto de um compromisso assumido com treinos e sua dedicação de sempre. Deu para ter uma idéia da força que foi feita nesta pesadíssima prova: calor muito grande, mar revolto e vento forte. Mostrou a que veio. E ao também grande atleta Allan, que foi guerreiro demais, meus parabéns.
      grandes performances sempre!!!
      Parabéns!

      Excluir
    2. Valeu Kilmara, compromisso sei que não falta da sua parte também... Então, seja firme lá em João Pessoa!

      Excluir
  3. Valeu Bob! Essa prova realmente foi um marco, principalmente pela sua estréia cara! Parabéns a vc tb!

    ResponderExcluir