O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




domingo, 4 de março de 2012

1ª Etapa Campeonato Pernambucano de Triathlon Sprint 2012


Largada.
    Diferentemente do que havia programado, a primeira prova do ano foi em Olinda, um Triathlon Sprint (750metros de natação + 20km de bike + 5km de corrida) que até poucos dias atrás não constava no meu calendário de provas. Uma ótima oportunidade de dar um "up" na motivação, já que o formato da prova permite fazer bastante força, além do fato de que estou a quase quatro meses sem competir. Desde janeiro, venho treinando para o brasileiro de longa distância que será daqui a alguns poucos dias, e treinar para provas de longas distâncias quer dizer treinar o corpo para ser resistente e rápido na medida do possível, o que não combina tanto com uma prova de Sprint, em que se faz o tempo todo no limite, buscando o máximo de velocidade.

Na transição (T1), cometi erros primários.
  Cheguei ao Recife no sábado pela manhã e após resolver algumas coisas do trabalho, peguei uma praia para descontrair um pouco. A noite foi só me alimentar e descansar para acordar antes das 5 da manhã no dia seguinte e seguir para o local da largada, que fica em Olinda região metropolitana. Ao chegar no local da largada, deu para perceber o excelente trabalho do pessoal  da federação pernambucana. Staffs empenhados em manter um ótimo nível de segurança e organização, bombeiros e policia militar dando total apoio. Muito legal poder aproveitar o clima de prova, bater um papo com os outros atletas e usufruir de um ambiente saudável, seguro e descontraído. Fica aqui o agradecimento especial para o Carlos Alexandria, presidente da Federação Pernambucana, bem como os atletas Victor Lima e Francisco Samuel, que por estarem lesionados não participaram da prova, porém estiveram dando uma força na organização.

Pelotão andou forte.
Mas enfim, após aprontar tudo na transição, é chegada a hora da largada. O percurso da natação, foi divido em duas voltas, com duas saídas da água a cada volta, uma novidade mas que tenho certeza que ajudará bastante os iniciantes que temem a etapa da natação da prova.  Dada a largado, logo formamos um pelote na água com pelo menos uns 8 atletas, entre eles o Guga Saraiva, atleta e educador físico com quem tive minhas primeiras planilhas de treinos no Triathlon. Aos poucos o pelotão foi se desfazendo, mas consegui manter um ritmo bastante forte, de modo que saí da água em 11º lugar, atrás de Valderes, Alexandria, Alexandre, Hilton Coutinho e de alguns atletas de natação. Seria sinal de uma pequena melhora na água? Corrida até a T1, onde me atrapalhei um pouco ao afivelar o capacete, e na saída também demorei a calçar as sapatilhas da bike. Essa foi com certeza, a pior transição que fiz até hoje! Perdi alguns segundos que poderiam ter sido decisivos na minha classificação na prova, já que o vácuo na bike era permitido. Felizmente consegui recuperar o tempo perdido e logo cheguei no Hilton na tentativa frustada de formar um pelotão e tentar alcançar o Igor, que estava um pouco a frente. Pedalei sozinho até a chegada o Jonata, que trazia com ele o Alvaro Coutinho, e nesse momento começou a "brincadeira"... Pedalamos num ritmo muito forte, reversando a frente, mas com o Jonata puxando a maior parte do tempo. Logo alcançamos o Igor e concluimos um pedal numa média excelente de velocidade, entrando os quatro juntos na T2. Na saída para a etapa da corrida, o Jonata, saiu na frente e a disputa que valia a quinta colocação na geral, ficou entre eu, Igor e Alvaro Coutinho. O ritmo estava bem forte, na terceira volta o Alvaro apertou um pouco e nesse momento preferi não arriscar e tentar me defender do Igor que estava na "cola", mantendo o ritmo. Ao final dos 5km de corrida, me senti muito feliz por ter feito uma prova de ritmo tão intenso e disputando com atletas/amigos de ótimo nível. Fiz as três etapas em ritmo intenso, a mancha negra ficou para a transição (T1), mas nada que não se melhore com um pouco de treino.
Corrida: Ritmo forte e disputa até o final.

Em uma prova de sprint tudo tem que ser muito rápido, e o fato de não estar no momento no foco de meu treinamento, dificulta um pouco as coisas, mas torna o desafio mais gostoso. A mente saiu fortalecida e a motivação renovada para enfrentar os treinos e provas que virão. Sensação de dever cumprido, sem preço...









Adriano Nascimento. - 2º Lugar F.E. 30-34 anos - 6º Lugar na Geral - Tempo = 1:10:48h











5 comentários:

  1. Valeu !
    Paraibano, Alagoano e Pernambucano !
    Parabéns...
    Estamos aguardando vc em 28/04...
    Nossa primeira !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom!
      Isso é prova da sua dedicação aos treinos, pois não é fácil, apesar do que muitos pensam, manter o ritmo nas provas curtas.
      Cada prova merece atenção especial, e você sabe fazer isso!
      Evolução sempre!

      Excluir
    2. Gde Adriano, parab´nes pela excellente colocação. Boa sorte em Fortaleza, bons treinos!!!!

      Excluir
  2. Muito legal Adriano. a meu ver você mandou bem na corrida, além das outras modalidades. parabéns mesmo.

    janildo

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não competi, mas pude acompanhar os amigos Alexandre, Alexandria, e ao final ainda bater um papo com Hilton. Foi mesmo uma prova bonita e organizada. Parabéns!

    ResponderExcluir