O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




sábado, 11 de fevereiro de 2012

Mundialito de Triathlon Rápido na Globo.

   No proximo domingo (12/02/11), será transmitido pela rede Globo de televisão, a 13ª edição do Mundialito de Triatlhon rápido, competição onde o Brasil tem tido excelentes resultados ao longo desses anos. O Triatlhon rápido é uma prova disputada por equipes, onde o resultado depende da classificação dos três membros de cada uma delas, em cada uma das três baterias formadas por 250 metros de natação, 3,6km de ciclismo e 1,2km de corrida cada. Essa distância pode variar um pouco de acordo com o local escolhido para a prova. Trata-se de um formato pouco difundido no meio do Triatlhon, porém que parece ser o ideal para uma transmissão em TV aberta, já que a prova se torna ainda mais dinâmica e com intervalos entre as baterias, ideais para o espaço dos comerciais de TV. A prova, é pura explosão, ritmo forte e exaustivo do início ao final de cada bateria, isso sem falar na grande influência das etapas de transições no resultado final de cada bateria. Uma prova dura para os atletas, mas que tem um papel muito importante no que se refere a divulgação do Triatlhon, afinal não é sempre que conseguimos espaço na grande Rede Globo. Entre os BBB´s, novelas e tudo ao que se refere a nossa "paixão nacional", o futebol, estaremos nós brasileiros, assistindo uma prova ao vivo na Globo, isso é Fantástico( Rrsrs)!

   A poucos meses, nos jogos Pan-americanos de Guadalajara no México, o Brasil conquistou no Triathlon duas  medalhas. O ouro no masculino, com Reinaldo Colucci e o bronze no feminino, com Pâmela Oliveira. Fato inédito, mas não que não teve a devida atenção da mídia televisiva, já que nesse caso, a Rede Record de televisão, detentora dos direitos de transmissão do evento,  limitou-se apenas a citar o feito, sequer imagens da prova foram divulgadas. Uma pena, já que trata-se de um esporte em plena ascensão e onde o Brasil começa a se destacar no cenario internacional. Que fique claro: Não estou me posicionando a respeito de emissoras A ou B, e sim a favor do reconhecimento que nossos atletas merecem, haja vista as enormes dificuldades em conseguir apoio e condições favoráveis para se desenvolver o esporte, seja ele qual for.
Juracy Moreira, na edição de 2010.

   Mas o fato é que nós que amantes do Triathlon, ainda assim temos o que comemorar! Mesmo que seja o Mundialito de Triatlhon rápido a única prova do ano transmitida ao vivo em TV aberta, isso já é um grande começo! Uma visão positivista talvez, mas quem sabe, estamos melhorando e aos poucos ganhando espaço na mídia, então vamos comemorar! Comemorar e torcer por Mauro Cavanha, Danilo Pimentel e Wesley Matos, vamos torcer pelo Triatlhon brasileiro!

   Agora, é impossível não observar que a TV aberta brasileira no que e refere ao esporte, está totalmente voltado para o futebol. Seja ele uma jogo de final de copa do mundo, ou um início de campeonato de terceira divisão, não importa a qualidade ou a importância do evento, mas praticamente todos tem seu espaço garantido. E para completar, ainda tem as entrevistas com jogadores e técnicos que, sempre em busca de um "resultado positivo"... No mínimo, repetitivos... Isso até que não seria tão ruim, se o mesmo espaço a mesma atenção fosse dado aos outros esportes. Uma pena, pois muitas vezes deixamos de ver a natação, o judô, o tênis de mesa, o tiro esportivo, o handebol, a patinação, os esportes de vela, a ginastica rítmica, mesmo que todos esses esportes tenham conquistados medalhas do ouro nos jogos panamericanos de 2011. Uma pena maior ainda, saber que a transmissão desses eventos poderia influenciar as pessoas a praticarem novos esportes, ter hábitos mais saudáveis... Porem, pior ainda saber que o futebol combina tanto com cerveja e tira gosto, mas ainda assim consegue ser "paixão nacional".

Adriano Nascimento.

Um comentário:

  1. Ótimas colocações Adriano. O resultado desse "passivo" cultural criado pelo futebol é o afastamento da iniciativa privada em assistir os atletas da modalidade, quase sempre o retorno não vale a pena o investimento já que a visibilidade do esporte no Brasil como você bem comentou é mínima. A palavra "amador" nunca fez tanto sentido como faz no triathlon: "aquele que faz por amor"

    ResponderExcluir