O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Exemplos não me faltam...

    Praticamente três meses se passaram, depois do Campeonato Mundial de Longa Distância, e após quase 30 dias numa fase de pouco compromisso com a planilha, fazendo em torno de 5 ou 6 treinos leves por semana, voltei a treinar nos forte nos primeiros dias do ano. Não sei se um pouco atrasado, mas me fez bem voltar a treinar forte e com compromisso, claro que o corpo sente um pouco a "pancada", e perder um ou dois quilos nessa fase é inevitável. Agora já estou na quinta semana de treino, já readaptado com a rotina de treinamentos, tentado ganhar 2 ou 3 quilos de massa magra, para formar alguma reserva para os longões que virão.

Após treino de natação, foco na técnica.
    Diferentemente dos anos anteriores, em 2012 meu calendário iniciará com uma prova longa distancia, o Campeonato Brasileiro de longa Distância (3km natação + 80km bike+ 20km corrida), dia 17/03 em Fortaleza. Um prova dura, que farei pelo terceiro ano consecutivo, e que vale vaga para o Campeonato Mundial, que esse ano será na Espanha. A grande novidade desse início de temporada, ficará para a primeira etapa do Brasileiro de Triatlhon olímpico, que será na última semana de março em João Pessoa, uma prova onde a velocidade é bastante explorada devido as curtas distâncias do percurso (1,5km natação + 40km bike + 10km corrida). Embora todo o treinamento que venho fazendo ter foco em provas mais longas, não poderia deixar de participar dessa prova, por se tratar de uma rara oportunidade de competir dentro do meu estado, que é tão carente quando o assunto é Triatlhon.

    Tenho tentado me manter motivado para os treinos, pois a disciplina, apesar de importante, não é
suficiente. Para isso tento me inspirar em alguns exemplos, ícones do esporte ou da vida, pessoas ou fatos que me servem como fonte de motivação. Citar todos aqui seria impossível, já que as mais diversas situações me servem como combustível para seguir em frente, mas há um caso em especial, que já há algum tempo gostaria de compartilhar aqui no blog: Aconteceu em Outubro do ano passado, no Ironman 70.3 de Miami. Ao chegar no local da largada, ao poucos fomos encontrando os amigos e conhecidos por lá. Apesar de toda expectativa e tensão pré-prova, ainda rola uma boa resenha, sempre. Celebridades como Tony Canaã, Victor Meira e Antonio Pizonha, além dos melhores atletas do mundo naquela distância, estavam lá. Porém um anônimo pernambucano, dentre os quase três mil atletas, transformou-se no protagonista naquele momento. Não pelos 11 Ironman´s e inúmeras outras provas de longas distância que já participou, não pelo fato de treinar para tudo isso praticamente sozinho e em uma cidade do interior de Pernambuco(Petrolina) que não tem a menor tradição e com pouquíssimos atletas de Triatlhon. O fato era que esse "gigante", encontrava-se com febre desde a noite anterior e no momento em que o encontrei estava com calafrios, tremendo bastante. Ainda assim, o João Carlos resolveu largar. Tamanha foi minha alegria ao cruzar aquele "monstro"  já no final da prova, etapa da corrida. João terminou a prova em 5:53:20h, um tempo excelente para tais condições de saúde. Parabéns, meu amigo, você é exemplo para mim, fonte de motivação!
João Carlos, na chegada no Ironman 70.3 Miami: Superação!

    Um outro fator que me motiva bastante é o interesse pelo Triatlhon, que tem sido despertado aqui na cidade. Quero aproveitar para agradecer a todos que sempre me incentivam e apoiam nessa caminhada. Citar nomes podeira causar algumas injustiças, mas tenho certeza que os "culpados" reconhecerão minha gratidão. Sejam com simples palavras, ou até mesmo na companhia nos treinos, sentir essa energia é muito bom, e em alguns casos, essencial para seguir em frente. O esporte realmente tem sido algo muito importante na minha vida, onde tenho tido a oportunidade de fazer novos amigos, expandir meus horizontes, aprender e compartilhar conhecimentos, além de tentar manter o corpo saudável e os pensamentos organizados.

   Quanto aos treinos... Na água, tenho tentado focar mais a parte técnica, acredito estar melhorando um pouco na corrida, e a grande dificuldade estar em manter a regularidade nos treinos de bike, devido as chuvas que estão caindo por aqui. Hoje fiz um treino de 10km no sol de 11:30 da manhã. Preciso me preparar para o calor que devemos enfrentar em Fortaleza. Os longões de corrida já começaram e 21km não causam mais tanto desconforto. Preciso preparar o corpo e principalmente a mente para enfrentar tudo que virá pela frente nos próximos 4 meses, até o IRONMAN Brasil. Que Deus me acompanhe, sempre em frente!

Adriano Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário