O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

1 + 1 + 1 = 5 ?

   Já é sabido que o Triatlhon é um esporte formado por três modalidades: natação, ciclismo e corrida, que ocorrem de forma consecutiva e ininterrupta. Porém entender os diferentes estímulos e reações do corpo do atleta às mudanças dessas modalidades, é de extrema importância para se desenvolver o treinamento do atleta. Dessa forma, acompanhar os avanços dos estudos a respeito do comportamento do corpo humano e a própria evolução dos atletas, nos ajuda a entender melhor as variáveis nas mudanças entre as modalidade, etapa da prova chamada de transição




   A excelente reportagem de Roberto Roseguini, exibida no Jornal Nacional e no Esporte Espetacular, nos dias 25 e 26 de Fevereiro de 2012 respectivamente, retrata bem as reações e dificuldades do corpo do atleta à essas mudanças de estímulos específicos de cada modalidade(natação, corrida e ciclismo) ocorrentes em cada umas das transições durante a prova (T1 e T2). É importante lembrar que os efeitos das transições, vão depender da intensidade e velocidade em que são feitas, ou seja, um atleta de alto nível tente a sentir muito mais dificuldades que um atleta que pretende apenas "participar" da prova, bem como que esses efeitos na maioria das vezes, são administráveis através de um treinamento bem feito, orientado por um profissional da área. 
   Assim, encarar uma prova de Triatlhon, não apenas na forma de três modalidades separadas é conseqüência natural, como bem definiu o grande atleta Felipe Manente: "Triathlon = Natação + Trasiçao1 + Ciclismo + Transição2 + Corrida. São cinco coisas diferentes a seram treinadas."  


Viva o Triatlon, que fica ainda mais vibrante quando mostrado em rede nacional!


Adriano Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário