O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




terça-feira, 4 de outubro de 2011

Complexidade das longas distâncias.

   Já faz alguns meses que meu treinamento vem sendo voltado para as longas distâncias, e permitindo meu bom Deus, assim será pelo menos até maio do ano que vem, onde farei o IRONMAN Brasil, prova com qual sonho já a algum tempo. Esse treinamento tem particularidades e complexidade que o diferencia em muitos aspectos dos treinos para provas curtas, os quais vou tentar detalhar abaixo:
  Primeiramente, quando me refiro a longas distâncias, me refiro a longos de corrida que já chegaram aos 27km, e pedais de 100km com 30 minutos de corrida logo em seguida. Treinos que podem durar 4, até 5horas seguidas e que ainda irão aumentar com o passar do tempo e de acordo com a periodização das provas de meu calendário. Para que esse tipo de  treinamento impulsione o desempenho do atleta, é importante que se controle vários fatores determinantes em relação ao treinamento. Parece uma questão obvia, mas se levarmos em conta que além da distância, outros fatores como o tempo (tempo de treino e tempo disponível para o treino), condições climáticas, nutrição e hidratação adequada,  percursos disponíveis, periodização de treinos e recuperação, parceiros (ou não) de cada treino, entre outros, veremos que não somente as temidas distâncias, interferem diretamente na vida e rotina de um atleta de longas distâncias.

2010: Estréia em provas longas, calor, cansaço e muita alegria.
   Por exemplo, um atleta que sai para treinar, para uma provas de Sprint (curta distância), precisa fazer um longão de 40 ou 60km na bike, treino em que vai gastar bem menos que 2hrs. Para esse tipo de treino, o percurso pode ser até mesmo um circuito dentro da cidade, onde duas garrafas de água, e um ou dois gel de carboidratos seriam suficientes para manter o atleta hidratado e nutrido durante o treino. Logística simples e fácil de montar.  Já num longo de pedal de 140km,  que deve durar pouco menos de 5horas de treino, a preparação inicia-se desde o dia anterior, já direcionando o descanso, alimentação e hidratação em função do treino. O percurso deve ser previamente definido, levando em conta as  condições de trânsito, condições climáticas, pontos de reabastecimento de água, e até mesmo de um possível resgate, caso necessário. Sem falar na  recuperação de tal treino, que tanto exigirá mais tempo de descanso e alimentação direcionada. Enfim, quando nos referimos treinos de longa distância, os níveis de organização e dedicação precisam ser bem mais altos, pois os fatores pré e pós treino se tornam tão essenciais quanto o próprio treino.

Panamericano em 2010: Condições de mar fora do previsto.
  Ainda, no que se refere a atletas de longa distância, não podemos deixar de lembrar da preparação psicológica/emocional, como fator de fundamental influência na manutenção de um treinamento constante e eficiente, bem como em fator determinante durante as provas longas, onde o atleta pode se deparar com situações inesperadas de diversas origens, durante até as 17horas de duração de um IRONMAN(3,8km swin + 180km bike + 42km run), por exemplo. A mente humana pode interferir positivamente ou negativamente nas ações e reações do atleta, o certo é que ela interfere, e como interfere. Acordar as 5:00hrs da manhã, sabendo que vai encarar um treino de 30km de corrida, com uma atitude positiva ou negativa é um fator tão determinante para o sucesso do treino, quanto a própria condição física do atleta, treinar e/ou competir por 5, 10horas consecutivas ou mais, exige do atleta muito mais que um corpo preparado. Enfrentar situações inesperadas, como condições de mar difíceis, ou até mesmo a perda de uma garrafa durante o ciclismo de uma competição, onde o atleta só poderá se hidratar 15 ou 20 quilômetros a frente, pode acabar com toda programação de nutrição/hidratação que foi traçada para aquela prova, e muito mais que isso, pode comprometer o controle emocional do atleta, o que traria um prejuízo muito maior que a propria ausência da água naquele momento.  O cansaço dos músculos e articulações, os repetitivos estímulos enviados pelo sistema nervoso, necessários para o movimento, causam um desconforto (dores, dores e mais dores) que somente com uma mente preparada para vencê-lo e alcançar as metas traçados. A rotina dos treinos, e o desconforto gerado por horas e horas de esforço, atacam a motivação, tornando o exercício não somente físico, mas também emocional, psicológico. Esse "massacre" do corpo durante os longos períodos de esforço, refletem numa guerra entre corpo e mente, onde como em toda batalha vence o mais forte! Assim amigos, não se admire  ao ver um atleta de longa distância, seja no Triathlon ou em outra modalidade, se emocionar ao concluir uma prova, além de seu corpo, seu lado emocional foi muito exigido... A batalha foi longa e dura!!

3 comentários:

  1. Concordo com todas as palavras, interessante ver você descrevendo descobertas pela qual eu passei, algumas tenho certeza que você vai passar, como a eterna dúvida: será que vou terminar o Ironman? Você pode até não terminar por diversos fatores, mas se você se preparou e aguentou firme os treinos, se sua cabeça não te derrubar, você termina sim e percebe que a prova em si é café pequeno perto de tudo que você já passou. Excelente meu irmão, pelas suas palavras acho que você ta bem focado e no caminho certo, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fazendo um paralelo entre as provas de longa distância e a vida:muitas vezes nos perguntamos espantados:" nossa, como eu pude chegar até aqui, como construí e sobrevivi a tudo isso?"simples de responder. A persistência, a vontade de realizar um sonho, uma meta. O esforço diário em pequenas coisas, vão tomando proporções tão imensas, que nem nos damos conta da magnitude de certos feitos.
    O que importa,e talvez seja o mais belo de tudo é a batalha diária e muitas vezes silenciosa que travamos.No fim apenas a sensação de que conseguimos a maior das batalhas: vencer nossos medos e limitações!!

    FORÇA, CONTINUIDADE, EQUILÍBRIO!
    sEMPRE EM FRENTE!!

    kILMARA

    ResponderExcluir
  3. Massa, Adriano!! e é importante observar que uma nutrição para uma prova destas começa 2-3 meses antes da prova... nada de se empanturrar de carboidratos dias antes pensando que está bem alimentado... por isso o acompanhamento de uma nutricionista é FUNDAMENTAL.. abs, belo texto!

    ResponderExcluir