O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




domingo, 4 de setembro de 2011

4ª Etapa Campeonato Alagoano de Triathlon 2011

   Finalmente, após mais de 5 meses sem competir em provas de Triathlon, viajei até Maceió para participar da 4ª Etapa do Campeonato Alagoano de Triathlon 2011. Durante esse período, o trabalho, a família entre outros compromissos, me impediram de participar de competições de Triatlhon. Ainda assim, estive me mantendo firme nos treinos visando o Campeonato Mundial de Longa Distância, além de participar de provas de corrida de rua, como forma de manter a motivação bem como o contato com uma turma que busca no esporte, diversão de forma saudável e segura.
Allan, Edgley, Rodolfo e eu, antes da largada.

    O Campeonato Alagoano de Triathlon, tem um significado especial para mim, nele fiz minha estréia nesse esporte, e nele consegui meus primeiros resultados expressivos. Mas para essa etapa, a alegria foi ainda maior, já que além de mim, mais três atletas de nossa cidade estavam lá para participar da prova. Pode parecer algo de pouca importância para muitos mas para mim, poder dividir as experiências que tenho tido no Triathlon com amigos, é motivo de muita alegria e orgulho.

 
      No sábado pela manhã, estávamos todos nos aprontando na área de transição. Para Allan e Rodolfo essa seria a estréia no Triathlon, já Edgley,  havia feito um Sprint em 2009. Pude sentir a ansiedade nos olhares dos três. Eu, talvez um pouco menos que eles, mas ainda assim ansioso. Depois de muitas conversas a respeito dos detalhes da prova, tudo pronto na transição, corridinha de aquecimento, algumas braçadas no mar para soltar a musculatura, desejos de boa sorte, estávamos todos alinhados para largar...

Pedal solitário.
 Toca a corneta, e após uma corrida para o mar, já estávamos todos nadando. Demorei um pouco para encaixar a natação, ainda assim, deu para acompanhar não tão de longe o pelotão da frente. No final de primeira volta, saí da água acompanhado por Edgley, Chico e  Felipe, esses dois da HCJ, de Recife. Senti dificuldades de manter o ritmo no início da segunda volta, mas mesmo após algumas trocas de posições consegui me manter naquele pelotão até o final da natação. Saímos bem rápido da água e na corrida para a transição só restava o Chico á minha frente. Fiz uma rápida transição(T1) e sai na frente, porém sozinho para pedalar. Á uns 350 metros a frente, o Fabrizio Borsato, atleta local e de minha categoria. O pedal estava bem "encaixado" e percebi que poderia ganhar aquela posição, mesmo pedalando sozinho. Planejei um ataque bem sucedido no retorno, continuei rápido tentando fugir de um forte pelotão que se formou mais atrás, com Chico, Felipe, Álvaro, Jonata José e mais dois ou três atletas. Aos poucos fui percebendo que não valeria a pena me manter pedalando sozinho, era questão de tempo para o pelotão me alcançar. Hora de usar a cabeça e descansar as pernas, guardando a disputa para a corrida. Terminado o pedal, entrei na transição, acompanhado de pelo menos por mais quatro atletas, fui rápido e saí para a corrida na frente de todos. Mantive uma corrida forte, mas ainda assim fui ultrapassado pelo Jonata que passou "voando", tentei recuperar a posição em pelo menos três ataques, todos sem sucesso. Na última volta ainda precisei fazer bastante força para manter a posição até a linha de chegada.
Corrida, melhorando...

Terminei a prova com sensação de dever cumprido, mesmo ciente que os treinos de longas distâncias que venho fazendo interferem diretamente na velocidade. Alguns minutos atrás chegou Allan(2º na categoria e 20º na geral), e mais um pouco chegaram juntos e abraçados, Edgley(5º na categoria e 25º na geral) e Rodolfo( 6º na categoria e 26º na geral), comemorando bastante!

Fiquei muito feliz, por estar acompanhado dos amigos nessa prova, que seja a primeira de muitas e que o grupo aumente cada vez mais! Parabéns a todos e muito obrigado ao meu grandioso Deus!

Adriano Nascimento.

Adriano Nascimento. - 1º Lugar F.E. 30-34 anos - 6º Lugar na Geral - Tempo = 1:11:49h.

3 comentários:

  1. PARABÉNS A TODOS!!!!
    QUE A FORÇA DE VONTADE DE CONTINUAR NOS TREINOS DIÁRIOS SEJA MAIOR A CADA DIA!
    ADRIANO, A SUA INICIATIVA DE AJUDAR QUEM ESTÁ INICIANDO NO ESPORTE TEM UM VALOR MUITO GRANDE.
    SEMPRE EM FRENTE, CADA DIA MELHOR!!!

    FELICIDADES

    KILMARA

    ResponderExcluir
  2. Mais um prêmio... você é peso, meu irmão! parabéns, como sempre. Adorei também a descrição do evento. Parece que eu estava lá, assistindo!! rumo a novas conquistas. Abraço grande!

    ResponderExcluir
  3. Não poderia fazer uma estreia melhor.Realmente estava muito ancioso. Só depois que entrei na água e alcancei a primeira boia é que a ansiedade foi passando, e mesmo assim, fiquei nervoso por causa do mar que estava com condições que jamais imaginaria. As transições foram outros fatores de pontos negativos, nunca havia treinado. Enfim, foi a minha primeira prova no triathlon, tornando-se inesquecivel.
    Vamos em frente pq o IROMAN é o sonho de todo triatleta...PARABÉNS ADRIANO PELA DEDICAÇÃO A ESTE ESPORTE MAGNIFICO

    NO MUNDO REAL, O QUE VOCÊ QUER POUCO IMPORTA. O QUE VALE É O QUE VOCÊ FAZ

    " Se o que eu fizer for moleza, serei como qualquer um "

    ResponderExcluir