O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




segunda-feira, 10 de outubro de 2011

T - 25 dias - Campeonato Mundial de Triathlon Longa Distância 2011

   A preparação para o mundial está na reta final, aos poucos me sinto mais adaptado às longas distâncias, apesar de todo o desgaste e cansaço que a enorme carga de treinos vêem causando. Nunca treinei um volume tão alto, e tem sido interessante acompanhar a adaptação de meu corpo a esses novos estímulos. Ontem(09/10). fiz um longo de bike (120km), seguido por uma corrida leve de 30 minutos (pouco mais de 6km), e incrivelmente e apesar de todo calor, não me senti tão "destruído" como vinha acontecendo nos longos anteriores, sinal da tal adaptação.
   Nos longões de corrida, que essa semana chegam a 30km, tenho tido a companhia do amigo Capitão Janildo, com quem por sinal, tenho aprendido bastante, principalmente nas temidas subidas, percurso o qual encontrarei no mundial. Os treinos na água estão bastante intensos, porém me sinto um pouco lento, com pouca "força", talvez reflexo do desgaste e da própria estrutura do treinamento, voltado para resistência e não mais tanto para explosão, como antes. Tenho tentando nadar com a roupa de borracha, mas ainda sinto um pouco de dificuldades com relação á respiração e ao ajuste aos movimentos dos braços, porém acredito que seja questão de tempo para estar totalmente adaptado. Essa adaptação é fundamental, pois a previsão de temperatura da água lá em Vegas é entre 18 e 22 graus, o que pode tornar obrigatório o uso da roupa para todos os atletas.
Próximo sábado (15/10), a HCJ assessoria esportiva, estará promovendo uma palestra com nutricionistas, onde deveremos montar a estratégia nutricional da prova, a qual que pretendo concluir em torno de 9 horas. Essa semana recebi o contato do pessoal da CBTri, confirmando o envio dos uniformes da seleção brasileira, o que aumenta ainda mais a ansiedade, afinal vestir a camisa de nosso país é um enorme motivo de orgulho para qualquer atleta.
    Enfim, o cansaço e as dificuldades de conciliar treinos com trabalho e outras obrigações, aos pouco vão dando espaço a motivação e ansiedade por tantas novidades. Isso sem falar, no ROHTO IRONMAN 70.3 MIAMI (1,9km natação + 90km ciclismo + 21 km corrida) em 30 de outubro, prova que farei 5 dias antes do mundial, e que pelas suas distâncias, não pode ser chamada apenas de um simples "aquecimento" para o mundial. E nesse caso, além da prova em si, existe uma preocupação com relação a recuperação pós-prova, que terá que ser rápida e eficiente, para que dia 05 de Novembro esteja tudo pronto em Las Vegas.
     Bom, acho que tudo já foi dito, agora, como falou meu amigo Valderes Almeida, hora de deixar toda a filosofia de lado e treinar, treinar!! Pois só faltam 25 dias... Que Deus esteja comigo!

Abraço a todos.

Adriano Nascimento.

2 comentários:

  1. Beleza cara!
    O desafio nos impuciona a grandes conquistas.
    E no esporte não é diferente. Temos que estar sempre procurando melhores tempos...
    Vamos torcer muito por você!
    Saudações
    Jonas

    ResponderExcluir
  2. TODOS AQUI SEMPRE ESTARÃO NA TORCIDA!!!!!
    PENSE SEMPRE NO TREINO DE HOJE, POIS PENSAR NO QUE ESTÁPOR VIR PODE TRAZER ANSIEDADE E PENSAR NO QUE JÁ PASSOU SERVE APENAS PARA APERFEIÇOAR O QUE NÃO SAIU TÃO BEM.

    FORÇA, DISCIPLINA E PERSEVERANÇA.

    KILMARA

    ResponderExcluir