O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Triathlon Internacional de Santos - 2011

Largada da Categoria 30-34 anos - 177 Atletas.
Saída da água, após completar os 1,5km.
   Muita coisa para falar, pois participei de um prova inesquecível!! Porém, prefiro começar agradecendo a todo apoio que tive para chegar aqui. Família, amigos, amigos/companheiros de treinos, enfim, foi muito importante sentir, durante os treinos e pricipalmente durante a prova, que muitas pessoas me incentivaram e deram força para que tudo o que tenho vivido dentro do Triatlhlon. Palavras e atitudes não me faltaram como incentivo de muitos!! Confesso, que isso me deixa bastante emocionado!!
    A viagem até Santos, é um pouco longa. Carro, avião, van, taxi... Viajamos em grupo de 7 atletas,todos da HCJ assessoria esportiva, sempre com conversas descontraídas e longas para tentar tornar tudo um pouco menos cansativo. Enfim, chegamos no hotel lá pelas 9:30 hrs da sexta a noite, agora só jantar e dormir. No sábado de manhã, pedal de reconhecimento pelo percurso da prova, trânsito forte, calor e a umidade em alta, contrariando as previsões de tempo encoberto. Após o pedal, que durou uma hora, natação curta só de reconhecimento, almoço e seguimos para a expo, comprar "tranqueiras". Congresso técnico, jantar até que chega a hora de dormir.
Pedal em trecho bastante rápido.
    Tentei chegar o mais cedo possível na área de transição, que por sinal me espantou pelo tamanho, afinal 1300 atletas iriam largar alí, atletas de todo o canto do Brasil e alguns até de outros países. Daniella Cicarelli, Antonio Pizonia, João Paulo Diniz eram celebridades presentes, que alí, tinham seu brilho encoberto pelos atletas da Elite, ou até mesmo por simples atletas de final de semana, admirados por suas torcidas particulares. As largadas são dividas de acordo com as categorias, a minha será as 8:28h, ou seja 28 minutos após a largada dos profissionais. Depois de encarar a fila e arrumar tudo, fui aquecer um pouco no mar, e logo chegou a hora da largada dos profissionais. Os caras são muito rápidos... Colucci, Manochio, Ascenço largaram de forma impressionante!! Boa distração para quem constuma sentir um "nervoso" antes da largada, que por sinal já está próxima...

Entrada para a T2, cada segundo vale uma posição.
    Alinhados os 177 atletas da categoria 30-34 anos, logo a corneta toca e fomos todos correndo para a água. Logo achei meio ritmo, fui bastante cauteloso em não tentar sair muito forte e "quebrar". Tapas e chutes não faltaram, afinal num é sempre que se nada com mais 176 caras do lado! Após a primeira bóia, tudo ficou um pouco mais tranqüilo, e senti que poderia até tentar "apertar" um pouco o ritmo. Me senti rápido e confortável naquela natação, apesar de não estar usando a roupa de borracha, como muitos, que poderia ter ajudado um pouco. Boa notícia, saber que os treinos mais forte na água estão ajudando. Saí da água com quase 25 min, corrida até a transição para começar a melhor parte da brincadeira. Já tinha visto no dia anterior que aquele pedal seria rápido, porém não esperava que fosse tanto. O trecho facilitou bastante e, apesar do calor que já fazia naquela hora, ganhei muitas posições durante o trecho de bike. Consegui pedalar forte e chegar ao primeiro retorno com média de 41km/h. Após o retorno o percurso ficou um pouco mais lento, mas a formação de "pelotões" fez com que o ritmo continuasse ainda bem forte. Terminei o pedal num tempo excelente (1:02:37h), média acima de 38km/h!! Saí para a corrida me sentindo bem, porém as pernas um pouco "pesadas", coisa que já ajustamos para os próximos treinos com o Hilton Coutinho.
Corrida com clima quente e alta umidade.
O clima estava muito quente, mas a alta umidade foi o maior problema... Ainda consegui ganhar algumas posições durante a corrida, e mesmo sabendo que perdi pelo menos uma e que o tempo de corrida foi um pouco abaixo do esperado, fiquei satisfeito já que a "puxada" na bike foi muito forte e o clima não ajudou nessa hora! O nível dos atletas estava bem alto, e a 15 ou 30 segundos a mais ou a menos significaria uma posição. Teminei aqueles 10km com pouco mais de 45:00 min, a para minha supresa consegui o tempo total de prova de 1:15:02h!! Obrigado meu Deus!!

  Sabia que ali, estava a elite do Triathlon nacional, e que eu nunca havia participado de provas no formato Olímpico (1,5km swin + 40km bike + 10km run). Novamente, nadei, pedalei e corri... Fiz força, suei bastante, bebi água, tomei carboidrato em gel (horrível!!), senti dores, cansaço, vontade de parar... Mas, fiquei firme, primeiramente graças a meu bom Deus, e também a todo apoio que recebi!! O mais importante foi que pude sentir a enorme alegria de terminar uma prova tão tradicional em sua 20ª edição, de ver pessoas de todas as idades, cores, religiões, classes sociais, com mesmo propósito e unidos pelo amor ao Triatlhon!  Larguei próximo de atletas que para mim são exemplo no esporte, muitos me deixaram para trás, assim como deixei alguns também... Me diverti, me emocionei, bastante... Valeu a pena!!

Na linha de chegada
Final de prova com tempo oficial de 2:15:02 h.


Adriano Nascimento. 29º Lugar na Categoria 30-34 anos - 124º na Geral - Tempo : 2:15:02 h

6 comentários:

  1. Você é um guerreiro, batalhador, vencedor. Parabéns, meu irmão! em tempo: de quebra, escreve bem pra caramba! adoro ler os posts! adoraria pedalar contigo, se não houvesse a separação de treino e idade entre nós... mas saiba da minha admiração por você, amigo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriano
    Parabens pelo Blog e pelo
    seu desenvolvimento no Triathlon
    teremos novidades no Triathlon da Paraíba
    para esse ano

    Um abraço
    Márcio

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Adriano!Excelente Tempo.
    Abraço.
    Edileide Cabral.

    ResponderExcluir
  4. Vencedor!!Todos os dias segue na batalha.Imune ao cansaço, às adversidades.Sempre em frente, nunca olha para trás e, se olha, é para corrigir algo e melhorar ainda mais. Você merece!

    Inspiração e orgulho para todos os amigos, que como eu acompanham sua jornada!

    Desejo sempre sucesso. Que sua vontade e garra sempre te levem aonde quiser!

    Abraços.

    Kilmara

    ResponderExcluir
  5. Olá Adriano, meus parabéns meu brother, Deus continue derramando muitas bençãos sobre sua vida, continue assim que o Ironmam de Kona espera por vç!valeu campeão, moro em joão pessoa e tó treinando para um dia chegar a fazer um triathlon...obg meu irmão por seu exemplo!

    ResponderExcluir