O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




domingo, 28 de novembro de 2010

Campeonato Panamericano de Triathlon Longa Distância - Porto de Galinhas PE

Boas vindas no hotel.

Depois de 3 meses treinando duro para essa prova, enfim é chegada a hora. Chegamos, em Porto de Galinhas na sexta a noite, a viajem foi um pouco cansativa e ficamos pelo hotel descansando. No sábado de manhã, corrida leve e depois uma natação para reconhecimento, no até então provável local da prova. Assim como dizem as placas no local, percebi que a natação será bem difícil devido as condições do mar. A arrebentação é muito forte e as séries compridas,  cruzá-la já é um grande desafio! Entramos eu, Alexandria e Walace para o reconhecimento e encontramos um outro grupo de atletas na água também fazendo o reconhecimento.
Na transição, ainda madrugada.
 O assunto não poderia ser outro: Essa natação vai ser difícil!!

   A tarde fomos ao congresso técnico, e ficou constatado que as polêmicas que antecederam os dias da prova realmente eram problemas para todos, atletas e organização. As condições do mar, as vias disponíveis para o ciclismo e o forte calor, fizeram a organização diminuir o percurso da prova antes de 3km de natação + 80 km de bike + 20km de corrida para 2,25km de natação + 80 km de bike + 16 km de corrida, além disso o horário da larga foi antecipado para as 5hrs da manhã . Por um lado fiquei satisfeito com a mudança, já que tenho tido dificuldades nos treinos longos de corrida por conta das dores no joelho direito, e isso sem falar no calor típico dessa época do ano, mas por outro lado... Sei que todos os mais de 200 atletas que estão ali, treinaram bastante baseados nessas distâncias, mudanças injustas e frustantes!!   Reclamações não faltaram, todas rebatidas com argumentos que não convenceram ninguém. Nada a fazer, a não ser se concentrar e mudar a estratégia para a prova.
Visual na largada

  Acordamos às 3:30hs da manhã, isso mesmo 3:30!! Precisava me alimentar, aprontar tudo e fazer o check-in de bike até as 4:30hrs da manhã. Cheguei no local da transição ainda estava escuro, vi o sol nascendo quando estava indo aquecer no mar... Tudo indo bem , até entrar na água para aquecer, e sentir que as condições do mar estavam mais desfavoráveis que no dia anterior. Ondas fortes, ventos fortes... Dai até a largada foram momentos de muita concentração, orações e pensamentos positivos! Era fácil, ver as expressões de pânico em alguns atletas por conta daquele mar...
Largada :Natação Difícil.

Pedal: dos 64,  25km em calçamento.
  Na largada me senti confiante, apesar das condições dificílimas do mar. No início me achei bastante lento, porém, fui percebendo que não era o único, cruzei alguns atletas conhecidos durante o percurso e pude perceber que todos estavam tendo a mesma dificuldade com o mar agitado. Aquele mar estava mesmo difícil de nadar, ao final da prova soubemos que mais  de 20 atletas não conseguiram nem cruzar a arrebentação e desistiram antes de chegar a primeira bóia! Houve gente que abandonou a prova vomitando, passando mal.  Torci bastante que aquela natação acabasse logo, e me senti aliviado ao terminá-la...

   Ao sair do mar, corrida de uns 200 metros até a área de transição. Agora, pegar a bike e sair para fazer os 60km(na verdade 64km). Me senti confortável já no início do pedal, e logo consegui estabelecer o ritmo e freqüência cardíaca ideal. Pena uma prova deste nível ter parte do trecho de bike rodada em calçamento, isso baixou muito a média do pedal que ficou na faixa dos 33km/h. Fiquei feliz em fazer o 9º melhor pedal da categoria, ganhando 3 colocações na categoria e pelo menos umas 10 na geral. Senti uma forte  alegria de estar alí., participando de uma prova com atletas de nível internacional e fazendo valer cada segundo gasto nos treinos... Ainda durante o pedal, foi muito bom ouvir os gritos de incentivo dos que estavam na torcida, a cada volta! O Triathlon emociona bastante, sentir apoio de quem se ama, emociona mais ainda!
Corrida sem dores, boa corrida.
   Deixei a bike na transição para a corrida, estava um pouco tenso,  temendo sentir dores no joelho direito. Acabei me atrapalhando um pouco nessa hora, esqueci de colocar o número na cintura, o que me fez perder alguns segundos. .. No início da corrida, estive um pouco lento, cauteloso, porém aos poucos fui soltando a corrida e consegui manter um ritmo forte e progressivo até o final, apesar do forte calor que já fazia naquele momento. Durante o percurso da corrida, cruzaram de carro por mim meus pais e logo depois, em outro carro, minha irmã, cunhado e sobrinhos, que estavam chegando para assistir a chegada da prova, incentivo maior, impossível!! Fiz uma excelente corrida,  terminando os 16km em 1:19:52, ganhando mais uma posição na categoria e pelo menos 4 na geral, e o melhor foi não sentir dores no joelho e conseguir correr "confortável".  Já bem próximo à linha de chegada comemorei bastante, me senti muito feliz por fazer aquela prova com parte da família ali torcendo.
Chegada em 4:29:43

    Me senti ainda "inteiro" após a chegada e satisfeito com a prova, sinal que os treinos estão indo na direção certa. Obrigado meu Deus!! Agora é ganhar velocidade para a última prova do ano, Triatlhon Sprint em Maceió.
Torcida presente, presente de torcida!!

Adriano Nascimento - 13º Lugar na Categoria 30-34 anos - Tempo :4:29:43

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário