O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ironman Brasil 2012

       Iniciei no Triathlon a quase três anos, e nesse período tenho aprendido bastante tanto dentro do esporte, como e principalmente num contexto mais amplo de amizade e companheirismo que o esporte pode proporcionar. Entre cada competição, períodos de treinamento e descanso, entre altos e baixos de desempenho e motivação, ficou comprovado para mim uma coisa: O ser humano é movido por desafios, e a falta deles, traz a acomodação. Além de que no nosso dia a dia a vida, nos desafia a cada instante, em diversas áreas e acreditem, isso precisa ser um ciclo constante em nossas vidas!! A necessidade de aprender coisas novas e encarar novas situações, antes desconhecidas e improváveis, deve ser parte da rotina de qualquer ser humano, sim!
IRONMAN Brasil 2012, inscrição feita, agora é treinar e treinar...
      Falando de esporte, tenho me colocado em situações, que posso considerar desafiadoras, e isso tem sido bem prazeroso... Lembro bem do meu primeiro treino visando me preparar para o Triathlon, da minha primeira prova, e de quanto tenho aprendido desde então, tentando sempre nunca esquecer que tenho ainda muito mais a aprender no esporte e principalmente na vida! Desde então, iniciei nas competições de Traithlon no formato Sprint, prova rápida (750mts swin+20km bike+5km corrida), em que ainda tenho grande prazer em fazer até hoje, devido a sua velocidade, explosão... Dizem que mal dá tempo respirar durante um Triatlhon Sprint, é força do início ao fim. No inicio de 2010, fiz meu primeiro Triatlhon de Longa distancia (3km swin+ 80km bike+ 20km run), prova considerada bastante dificil e desgastante, não somente pela distancia da largada à linha de chegada, mas por toda preparação e treinamento que exige do atleta. Ainda em 2010, tive o prazer de participar de Provas do Campeonato Nacional e até mesmo do Panamericano de Longa distância. Iniciei 2011 participando da prova mais tradicional do Triathlon brasileiro (Fev de 2011), o Triathlon Internacional de Santos no formato Olimpico (1,5km swin + 40km bike + 10km run), prova em que pretendo voltar a participar outras vezes. Em março, participei do Campeonato Brasileiro de Triatlhon de Longa Distância, onde consegui a classificação para o mundial em Henderson - NV, que espero participar em Novembro de 2011!!                 
      Enfim, aos poucos, distâncias antes consideradas impossíveis agora já são realidade, só que a vida continua, assim como a busca por desafios... Assim, me deparei com o desafio maior de todo Traitleta, estou me referindo uma prova que senão for a  mais tradicional, é uma das mais famosas do Triatlhon, o IRONMAN.  O Ironman, é uma prova surgida em 1978 no Hawai, fruto de um desafio entre nadadores, ciclistas e maratonistas locais. A ideia inicial, foi unir três provas tradicionais que aconteciam no Hawai (The Waikiki Rothwater Swim" que compreendia aproximadamente 3,8km de natação, a "The Around-Oahu Bike Race" que originalmente acontecia em dois dias e percorria aproximadamente 180km de bike e a Maratona de Honolulu), completando-as de maneira sucessiva, sem intervalos, visando definir qual desses atletas seria o mais preparado fisicamente. Uma prova mágica, assustadora, com distâncias aparentemente impossíveis, e porque não, desafiadora!! Nada como um Ironman gente, pois nadar 3.800metros, pedalar 180 km e correr 42,195km,  nunca sequência sem intervalos, tudo isso numa velocidade razoável, não deve ser nada fácil(Rrsss). Com certeza as distâncias assustam, mas com bastante esforço e dedicação quero, com ajuda de Deus e dos que me apoiam, realizar esse sonho. A primeira etapa desse desafio, já foi completada. Decidi fazer a prova e consegui fazer minha inscrição no IRONMAN Brasil 2012, que apesar do formato da prova e do valor da mesma (U$600,00, cerca de R$950,00), as 2000 vagas foram preenchidas em menos de 15 minutos após a abertura. IRONMAN é festa, imaginem 2000 atletas de todas as idades largando juntos para completar uma prova que pode durar entre 8 e 17 horas!

Largada Ironman Brasil 2011, 200 atletas de todas as idades, numa prova que dura entre 8 e 17 horas. Link de video da prova : http://www.funfsports.com/videos/Funf/video-completo-do-ironman-brasil-2011-11v21e48596.mstp
    Enfim, os treinos devem começar em breve, a cabeça já está em 27/05/12, na Jurerê Internacional, amigos... Preciso controlar a ansiedade, porque até lá ainda tenho muitas braçadas, pedalas e passadas pela frente em toda fase de preparação, isso sem falar no Campeonato Mundial de Longa Distância, que acontece em Novembro nos EUA, prova de grande importância para mim! Espero poder curtir toda a fase de preparação até a prova, que Deus esteja sempre comigo!!

Adriano Nascimento.



3 comentários:

  1. Parceiro,

    Dizem que "o melhor da festa é esperar por ela"... Sendo assim, vamos aproveitar bastante essa longa e - com certeza - divertida fase de treinamento!

    Vou começar a periodização pro Iron em novembro... mas próxima semana começo os treinos pro Long Distance de Pira/SP (novembro)! Como vai coincidir com tua prova nos USA, vamos fazer uns longões juntando a galera Jampa/Campina!

    Abçs

    PS: Lembro que Xyco uma vez me disse "Bicho, aproveita bem essa fase de treino e a prova em Floripa... porque quando terminar vc vai ver que foi tudo rápido e vai sentir saudades..." Dito e feito! Acho que por isso que me inscrevi novamente... Rs!

    ResponderExcluir
  2. Se joga Adriano! você é mais do que preparado fisicamente. Tanto essa prova nos EUA quanto o Ironman vão mudar sua cabeça, seu modo de ver as coisas. Irãotestar o seu limite: adaptação, paciência e tolerância, aleḿ da perseverança fora do comum que eu sei ser um atributo seu!

    Firme aí, ok?

    Kilmara

    ResponderExcluir
  3. Amigo, percebo que, exatamente como eu faço, você extrapola o sentido explícito de praticar um esporte, e leva para uma aplicabilidade mais abrangente, na vida, como um todo. Em outras palavras, os desafios e as superações que norteiam e acompanham os esportes podem, metaforicamente, ser aplicados aos obstáculos e desafios diários que a própria vida nos impõe. Seus textos são sempre excelentes, bem escritos e acompanham de forma magistral as suas conquistas e vitórias (no esporte e na vida). Vamos juntos nessas conquistas!! tudo de bom, sempre.

    ResponderExcluir