O blog

Neste blog, tento descrever um pouco da rotina, descobertas, dificuldades, desafios, conquistas e principalmente as alegrias que esse esporte fascinante que é o triatlhon, me proporciona. Sou um atleta amador, amador porque amo o Triatlhon!

Espero que gostem!


Adriano Nascimento.




segunda-feira, 28 de março de 2011

Campeonato Brasileiro de Triatlhon Longa distância 2011 - Fortaleza

Transição aberta as 5:30 da manhã.
Manocchio, Eu e Manente.
     Estou agora em Fortaleza, para o Campeonato Brasileiro de Longa Distância 2011, prova conhecida por ser dura, não somente pelas distâncias(3km swin+ 80km bike+20km run), mas pelas condições climáticas (forte vento, calor e umidade altíssimos) não serem nada favoráveis para a prática do Triathlon. Essa ano, consegui chegar em Fortaleza ainda na quinta feira(24/03), o que torna tudo mais tranquilo que ano passado. Na sexta acordei cedo, montei a bike e saímos para um pedal, na companhia de vários companheiros do esporte, com destaque especial para o Guilherme Manocchio e do Felipe Manente, atletas reconhecidos no cenário nacional e internacional do Triatlhon. Depois do pedal, natação de 20 minutos no mar, enfrente ao hotel, e bate papo na piscina para relaxar, depois, almoço e descanso e congresso técnico... Até então, o clima estava agradável e fiquei na torcida para que o sol não aparecesse e que as previsões de clima ameno se mantivessem para o sábado, dia da prova.
     No sábado, acordei as 4:40, me alimentei e seguimos pedalando para o local da largada, cheguando lá antes das 6hrs da manhã, onde a fila formada já era grande! Afinal, estavam ali,  162 atletas, a elite do Triatlhon nacional de longa distância, assim como muitos anônimos, como eu. A organização da prova (FETRIECE), está realmente de parabéns pelo respeito e cuidado a todos os atletas presentes.
    Tudo pronto na transição, segui para nadar um pouco na lagoa do banana, local da natação da prova. Estranho nadar em águas tão pesadas, a sensação é que as pernas estão afundando o tempo todo!
Saída da água, 3km em 49:36min.
No pedal, a maior dificuldade foi o vento
   Mas enfim, vamos a largada, que é o que interessa!!  A elite largou junto com o feminino, dois minutos antes de nós. Larguei bem concentrando e preparado para a longa distância, e após contornar a primeira bóia, tive muita dificuldade de enxergar a segunda, essa estava bem distante e o jeito foi seguir o pelotão. Já no final da primeira volta, ví que o tempo estava até um pouco abaixo da minha previsão e isso me animou bastante para concluir aquela natação em 49:36 minutos, mas ainda assim, ficou a impressão que preciso sair um pouco mais a frente, ou seja, tenho que me esforçar mais nos treinos de natação! Sai da água, me sentindo bem para pegar a bike na T1. Iniciei a primeira volta da bike, debaixo de uma chuva rápida que estaria anunciando o forte sol que estava por vir. E de fato, o sol apareceu com força, trazendo com ele um forte vento de Sudeste que tornou as 2 últimas voltas do pedal muito, mas muito difíceis!! Tentei me manter o mais hidratado possível durante o pedal, pois esse formato de prova nessas condições climáticas exigem muito cuidado! Me senti rápido durante o pedal, mas na metade da última volta, tive que diminuir um pouco o ritmo, onde a média chegou até a baixar um pouco, acho que paguei o preço por algumas disputas e ultrapassagens que fiz durante os 80km de bike, afinal ficaram para trás nomes como Edgar Navarro, Alessandro Pimentel... Mas enfim, a hora era de tentar "soltar" um pouco as pernas no caminho para a T2, afinal ainda teria pela frente 20km de corrida, e num calor que faria "ovos fritar" no asfalto!! Após a T2, minha preocupação com a nutrição aumentou bastante pois o relógio já marcava mais de 3 horas de prova em um ritmo considerável. Assim, além dos habituais carboidratos em Gel, me alimentei com banana, castanhas e rapaduras( isso mesmo, rapadura!!), distribuídos pela organização, que por sinal levaram nota 10 com relação ao quesito animação dos Staffs. De longe já se ouviam os gritos do pessoal oferecendo água, gatorade, coca-cola, etc... Além de incentivarem todos os atletas que por ali passavam com bastante energia e animação. E acredite, nessa hora, qualquer incentivo é válido, e como... O sol e o calor castigavam bastante, as feições de alguns atletas eram de assustar, gente abandonando a prova, alguns até sendo atendidos pela equipe médica tudo isso sem falar que as pernas já "pesavam" bastante... Na primeira volta de corrida, do total de 4, tive o momento mais difícil de toda a prova, demorei um pouco a entrar no ritmo, me senti pesado e cansado, mas graças a Deus e a todo o treinamento de mais de 3 meses, consegui "soltar" e corri o restante do trecho tranqüilo, apesar de tudo! Corri os 20km no tempo de 1:49:26 h, nada mal e o melhor: dentro da meta estabelecida! Terminei aquela prova praticamente dentro do tempo que havia estabelecido como meta, infelizmente no pedal, atrasei um pouco, mas o vento dificultou bastante minha vida!
Calor do meio dia em Fortaleza.
       O alivio e a alegria que se sente ao terminar uma prova dessas, infelizmente eu não tenho como transmitir, só mesmo estando lá e vivendo cada segundo, desde o início do treinamento, até cruzar a linha de chegada. Essa prova para mim, começou a quase 4 meses atrás, quando iniciei todo treinamento com foconessas distâncias. Muitos tempos e contra-tempos tive nesse período. Tive que abrir mão de muitas coisas, outras não. Houve momentos em que pensei em desistir de participar, mas tentei ser persistente e disciplinado. Tive que conciliar trabalho, namorada, família, amigos, vida social, cansaço, preguiça com os treinos, mas valeu a pena!!  Ah, se valeu!! Obrigado meu Deus!!

Adriano Nascimento - 11º Lugar categoria 30-34 anos - tempo 5:04:15 h

2 comentários:

  1. Parabéns! Valeu demais!

    Sucesso sempre.

    Felicidades,

    Kilmara Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Adriano esse seu relato, é parecido com o que eu tinha para fazer, mas vc já o fez de maneira muito clara, resta apenas te dar os parabéns pela bela prova vc fez. Conheço muito bem essa rotina de atleta, pois estou nela a 35 anos.

    ResponderExcluir