 |
Atletas da HCJ |
È, chegou à hora... Foram quase 4 meses de preparação para essa prova, treinamento duro, com distâncias, por mim antes consideradas impossíveis de serem completadas. Treinos de bike de 80km, 100km seguidos de corridas de 12km. Treinos de corrida de 18km, 20km. Treinos na piscina de 3.000 metros! Tudo isso sem tanto tempo de recuperação e ainda tendo que conciliar com trabalho, familia, etc... Enfim, aprendi que meu corpo tem limites muito mais amplos que os da minha mente! Tudo depende de um treinamento bem feito e de disciplina, muita disciplina.
 |
Natação:Completando a 1ª volta. |
Desembarcamos, em Fortaleza no início da noite, foi tudo muito corrido. Jantamos rápido e uma van já nos esperava para seguirmos para Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, onde aconteceria na manhã seguinte a tão esperada 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Longa Distância. Ao chegar no hotel os atletas da HCJ Assessoria Esportiva, já estavam quase todos lá. Fui o último a chegar, tive que montar bike, organizar tudo para o dia seguinte, que iria começar bem cedo, já que a largada seria as 7hrs da manhã.
 |
Nos 80km de bike, me senti confortável. |
Tudo pronto e já eram mais 11 da noite, fui deitar bastante ansioso e a noite foi bem longa apesar do despertador tocar as 4:30hs da manhã. Levanto, e fomos tomar café da manhã... Quase todos já estão por lá e o clima é de descontração, tento disfarçar a tensão. Fomos pedalando até o local da largada, que fica a uns 5km do hotel. Ao chegar, a fila para entrar na área de transição já esta formada, e bem grande por sinal. Estavam lá os melhores atletas de Longa distância do país! Fiz o check-in de bike, aprontei tudo na transição e fui nadar um pouco para aquecer. Notei o quanto a água de represa é pesada, ponto negativo para mim que nunca nadei nessas condições. Catarina chegou, batemos algumas fotos... Chega a hora!
 |
20km de muito sol e calor. |
Ao toque da corneta, todos saem em disparada...Duas voltas de 1.5km cada. Tapas chutes e mais alguns tapas... Demorei um pouco a achar meu ritmo, e ao virar a primeira bóia, mal conseguia enxergar a segunda de tão longe que ela estava. Navegação difícil, procurei seguir os atletas mais próximos e com ritmo parecido ao meu. Completada a primeira volta, respirei um pouco e achei meu ritmo já no início da segunda volta... Fiz a primeira volta um pouco abaixo do que havia planejado, porém a segunda já foi no tempo previsto. Sai me sentindo bem da água, apesar de ter feito 3.000mts!! Corri para a transição e agora seria 80km de bike, sem muita surpresa a não ser por algumas atletas que passei durante o pedal. Não acreditei de ver o ritmo daquelas garotas!! Terminado o pedal, começa o sofrimento... O sol já estava bem forte essa hora, as pernas já se mostraram um pouco cansadas mas ainda assim sai para a corrida disposto, num ritmo forte que durou os 10 primeiros quilômetros. Dai em diante começou o sofrimento!!! Senti bastante o calor e o cansaço, o ritmo cai consideravelmente. Não sei se serviu como conforto, mas vi muitos, muitos atletas caminhando e até mesmo abandonando a prova. O calor era insuportável, para se ter uma idéia campeã brasileira de 2009, desistiu e precisou ser atendida por uma ambulância: Desidratação, e não foi a única. E no meio disso tudo, lutei contra as dores que senti, lembrei de todo treino de tempo investido e corri até a linha de chegada, muitas vezes bem lento mas corri. Tomei bastante água, isotônico e até Coca-Cola durante aquela corrida, tudo na tentativa de sentir algum conforto, o que só consegui com a satisfação de terminar aquela prova, de vencer todos os pensamentos que tentavam em fazer desistir daquela dolorosa corrida. Senti um alívio, uma sensação inexplicável quando cruzei aquela chegada com 5:46:40h de prova, um misto de dor e alivio. Me senti "quebrado", mas ao mesmo tempo me senti forte por ter concluído aquele desafio. Emoções que só esse esporte fascinante me proporciona!!
 |
Na chegada, muito cansado. |
Obrigado Meu Deus, 15º Lugar na Categoria, aprendi bastante nessa prova, alguns calos nos pés a mais, uma unha a menos e muita história para contar!!
Adriano Nascimento - 15º Lugar faixa etária 30-34 anos - tempo: 5:46:40
Essa prova deve ter sido punk! Nunca participei de um long aqui no Nordeste, mas imagino o castigo do sol e da umidade... parabéns pelo tempo e rumo à Porto! Aguinaldo
ResponderExcluir